sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Na tumba do faraó ... parte 3



Osíris 
O elaborado conceito de vida após a morte dos egípcios ,é baseado na morte e ressurreição do deus Osíris , assim como a mumificação e a procissão que segue o enterro . O mito de Osíris é conhecido graças a várias fontes, sendo a principal o relato de Plutarco (século I) De Iside et Osiride (Sobre Ísis e Osíris). Alguns textos egípcios, como os Textos das Pirâmides, os Textos dos Sarcófagos e Livro dos Mortos, narram vários elementos do mito, mas de uma forma fragmentária e desconexa.

Osíris é apresentado como filho de Geb  e Nut , tendo como irmãos Ísis, Néftis e Seth  É portanto um dos membros da Enéade de Heliópolis. Ísis não era apenas sua irmã, mas também a sua esposa.

Osíris governou a terra (o Egito), tendo ensinado aos seres humanos as técnicas necessárias à civilização, como a agricultura e a domesticação de animais. Foi uma era de prosperidade que contudo chegaria ao fim.

O irmão de Osíris, Seth, governava apenas o deserto, situação que não lhe agradava. Movido pela inveja, decide engendrar um plano para matar o irmão. Auxiliado por setenta e dois conspiradores, Seth convidou Osíris para um banquete. No decurso do banquete, Seth apresentou uma magnífica caixa-sarcófago que prometeu entregar a quem nela coubesse. Os convidados tentaram ganhar a caixa, mas ninguém coube nela, dado que Seth a tinha preparado para as medidas de Osíris. Convidado por Seth, Osíris entra na caixa. É então que os conspiradores trancam-na e atiram-na para o rio Nilo. A corrente do rio arrasta a caixa até ao mar Mediterrâneo, acabando por atingir Biblos (Fenícia).

Ísis, desesperada com o sucedido, parte à procura do marido, procurando obter todo o tipo de informações dos que encontra pelo caminho. Chegada a Biblos, Ísis descobre que a caixa ficou incrustada numa árvore e que tinha entretanto sido cortada para fazer uma coluna no palácio real. Com a ajuda da rainha, Ísis corta a coluna e consegue regressar ao Egito com o corpo do amado, que esconde numa plantação de papiros. 

Nessa parte do mito  vemos a semelhança com as histórias narradas na bíblia Caim que matou Abel , a sarça ardente de Moisés " Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça " http://www.bibliaon.com/a_sarca_ardente/  



O sarcófago de Osíris ao pé duma tamargueira
ladeado por Isis e Néfti 
A tamargueira  é um arbusto de folhas vermelhas que neste mito teria crescido de tal modo que tomou as proporções duma árvore no tronco da qual ficou escondido o sarcófago de Osíris. Os egípcios chamado este arbusto, folha perene  e era ligada a um deus chamado Upuaut em Abydos, "o abridor de caminhos ou estradas  ",uma provável alusão ao seu papel de guia protetor do falecido pelos caminhos do além-túmulo. 
De acordo com Plutarco, o tamargueira foi também ligada a Osíris como o túmulo do deus arbusto, informações consistentes com as análises sobre os restos encontrados no templo de  Abydos .  Além disso, a tamargueira era a arvore sagrada na 18ª dinastia e foi utilizada para o desenvolvimento de um número variado de objetos.

continuando ...
Contudo, Seth encontrou a caixa e furioso decide esquartejar o corpo de Osíris em catorze pedaços  espalha por todo o Egito; em alguns textos do período ptolemaico teriam sido dezesseis ou quarenta e duas partes. Quanto ao significado destes números, deve referir-se que o catorze é número de dias que decorre entre a lua cheia e a lua nova e o quarenta era o número de províncias em que o Egito se encontrava dividido. Em outros textos foram sete pedaços ,que representam os sete chacras, ou centros de força que compõem o corpo sutil , demostrando que os símbolos , mitos e deuses egípcios possuem um significado muito mais profundos , baseados na consciência cósmica e metafisica .
Pilar Djed

Osíris assim como todos os outros deuses egípcios são arquétipos do próprio ser humano , do acima como o embaixo , do cosmos e do corpo humano , a tamargueira como o caminho das orbitas dos planetas no sistema solar , as  linhas de ley  do planeta,  os nervos do corpo humanos , os doze pares de nervos do cérebro que se ligam pelo tronco encefálico , que desce pela coluna vertebral que representa a coluna de Osíris , e assim o mito se funde com mundo físico , e Osíris as vezes representado com formas humanas as vezes como objeto , se torna o arquétipo da alma e da consciência coletiva , o espírito imortal, que não pode ser fragmentado nem destruído .

continuando ...
Ísis, auxiliada pela sua irmã Néftis, partiu à procura das partes do corpo de Osíris.Conseguiu reunir todas, com excepção do pênis, que teria sido devorado por um ou três peixes, conforme a versão. Para suprir a falta deste, Ísis criou um falo artificial com caules vegetais. Ísis, Néftis e Anúbis procedem então à prática da primeira mumificação. Ísis transforma-se em seguida num pássaro que graças ao bater das suas asas sobre o corpo de Osíris cria uma espécie de ar mágico que acaba por ressuscitá-lo; ainda sob a forma de ave, Ísis une-se sexualmente a Osíris e desta cópula resulta um filho, o deus Hórus. Ísis deu à luz este filho numa ilha do Delta, escondida de Seth. A partir de então, Osíris passou a governar apenas o mundo dos mortos. Quanto ao seu filho, conseguiu derrubar Seth  e passou a reinar sobre a terra. 


Assim como Osíris , Hórus também corresponde aos mesmos conceitos de acima como abaixo , o deus portador da luz dourada , Hórus é o poder da vida tão grande que vence a morte, e renasce dela; é a energia que proporciona percepções diferenciadas e intuições luminosas que conferem revelações. Hórus representa a metáfora de um nível expandido de autoconsciência. Seth e Osíris representam a dualidade na existência humana, matéria e espírito. Os dois irmãos em luta também representam a ignorância e a sabedoria, a sombra e a luz que todos nós temos no intimo . Este mito ensina que o amor tudo cria, inspira e transforma. O amor desencadeia a força transformadora capaz de recolher fragmentos de ideias e sentimentos para reuni-los e criar novas concepções , o olho de Hórus  é associado a glândula pineal, o olho que tudo vê. 

barca solar 
Nesses conceitos de vida e morte , alma coletiva , Isís Osíris e Hórus foram elaboradas as cerimonias funerárias e todo o aparato do funeral dos antigos egípcios , além dos festivais dos ciclos solares , lunares e de ano novo nesse festival uma grande efígie de Osíris era colocada numa barca ornamentada e lançada no rio acompanhada em procissão , e também quando num enterro de algum faraó que morto representava o deus em seu sarcófago . A barca de Rá outro conceito metafísico que ainda vamos ver muito na mitologia egípcia , e que está presente nos templos por todo o Egito , a barca solar onde o deus Rá deslocava-se "a barca de milhões de anos". De noite o deus tinha que atravessar o submundo, sendo atacado pela serpente Apopis que queria destruir o navio. Contudo, Rá conseguia sair sempre vitorioso, ajudado por outros deuses que viajavam com ele, renascendo todos os dias de manhã e trazendo a luz que os humanos tanto necessitavam. Nos túmulos do Vale dos Reis muitas imagens evocam esta viagem noturna .

Então ... Foi a arca da aliança um sarcófago como perguntaram os autores do livro Os segredos do Exodô ?
A resposta é sim e não .

continua ...


fontes :
http://antigoegito.org/a-barca-de-ra/
http://amigosdelantiguoegipto.com/?page_id=305
http://arturjotaef-numancia.blogspot.com.br/2012/12/mirtilo-por-artur-felisberto.html
http://mitologiacomentada.blogspot.com.br/p/egipcia.html
http://www.fascinioegito.sh06.com/abridor.htm
https://br.pinterest.com/sablefeather/solar-barque/



Nenhum comentário:

Postar um comentário