domingo, 13 de dezembro de 2015

Tutmés III e o rei Davi



No início da 17ª dinastia  , muito do Egito ainda estava sendo dominada por governantes estrangeiros conhecidos como os hicsos. Através da iniciativa do início dos faraós da 17ª dinastia, os hicsos foram atacados e expulsos do Egito durante o reinado de  Ahmose I e seu filho Amenhotep I , eles estenderam suas campanhas na Ásia , principalmente para dissuadir eventuais incursões  por itinerante bandas para o Delta do Leste . Ahmose completou a  expulsão dos hicsos da região do delta , restaurou o domínio de Tebas sobre todo o Egito e com sucesso reafirmou o poder egípcio em seus territórios anteriormente sujeitos de Nubia e Canaã .
Seu sucessor Amenhotep I governou por cerca de 21 anos mas não deixou herdeiros foi sucedido por Tutmés I , que inspirado por seus sucessores anteriores  levou seu exército para  Canaã e para a Síria e atravessou o rio Eufrates , e depois de expulsar as forças de Mitanni, montou um monumento (Estela) por sua realização no lado norte do rio Eufrates. 


Mapa do Oriente Próximo ca. 1400 aC
mostrando o Reino de Mitanni na sua maior extensão
A filha herdeira de Tutmés I, Hatshepsut foi casada com seu meio-irmão Tutmés II que se tornou faraó , dos filhos de Tutmés II e Hatshepsut nenhum herdeiro masculino sobreviveu para herdar o trono e após a morte de Tutmés II, seu filho Tutmés III filho de uma esposa menor Ísis , que era possivelmente  estrangeira seria nomeado faraó caso não fosse uma criança e ainda não apto a governar ,  Hatshepsut  assumiu então o poder como regente na menoridade de Tutmés III  e mais tarde se auto proclamou faráo , e governou por cerca de vinte e dois anos . 



Após a morte de Hatshepsut, a sucessão de Tutmés III foi complicada não só pela sua  pobreza de sangue real , mas pelo fato de  a filha de Hatshepsut  Neferure e detentora  dos títulos reais ter morrido durante o reinado  de sua mãe e nenhum registro de casamento entre ela e Tutmés III foi encontrado o que existem é de seu casamento com Satiah  filha da enfermeira real e por isso ele se casou com "re-Mérita”, a filha de Huy  sacerdotisa superior do Harem Real de sangue nobre , e em uma cerimonia oficial Tutmés III foi confirmado como Faraó e "adotado" como o filho de Amon   Salmo 2: 7  

Esse trecho da vida de Tutmés III é de grande semelhança com a história de Moisés , uma criança uma mãe estrangeira e a filha de um faraó que o cria como seu próprio filho , pra tirarmos essa duvida temos que analisar o nome Tutmés .

É um nome composto formado por Thut (a partir de Thoth, o deus egípcio da sabedoria) e Mose (um título egípcio ou sufixo indicando filho ou herdeiro legítimo).

 Na língua egípcia antiga, as palavras eram escritas sem vogais. Thut foi, portanto, escrito como Twt. A antiga língua hebraica, embora muito diferente do egípcio, originalmente é derivada de sua estrutura por escrito e tal como acontece com o egípcio, as consoantes eram  escritas e as vogais só vocalizadas . A transliteração da palavra egípcia TWT para o hebraico, por causa de seus alfabetos semelhantes, leva a DVD. Reinserir as vogais para pronúncia em hebraico leva diretamente para David . 


Tutmés III , no museu de Luxor, Egito
Foi o egípcio Rei Davi (Tutmés III) que tinha derrotado uma coalizão anterior dos reis da Síria e cananeus, e como descrito na Bíblia tinha estabelecido guarnições  nestas regiões , a fim de garantir de forma permanente controle egípcio por lá . 

2 Samuel 8:5,6
"E vieram os sírios de Damasco a socorrer a Hadadezer, rei de Zobá; porém Davi feriu dos sírios vinte e dois mil homens.
E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos; e o Senhor guardou a Davi por onde quer que ia."

Há registros de que o Deus  Amun e Pai de Tutmés III  falava dele, "Eu concedo-te por decreto a terra no seu comprimento e largura. As tribos do Oriente e os do Ocidente ... que tuas conquistas pode abraçar tudo terras ... eu ordenamos que todos os agressores decorrentes contra ti não falhar ... "

De David foi escrito no Salmo 2: "Vou proclamar o decreto ... 'Tu és meu Filho, hoje eu me tornei o seu Pai ... eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão. Você vai governá-los ... '". ( algumas traduções ) 

O Santuário do templo (Santo Santorum) 
Desde o início do Império Novo que os egípcios seguiram uma política que visava afastar do Egito os povos da Síria Palestina por sua vez o império Mitani (cujo núcleo situava-se entre o rio Tigres e o rio Eufrates) fomentava a revolta das populações desta região contra o Egito para que estas não fossem uma ameaça ao seu império e nos trinta e quatro anos que esteve no poder, Tutmés III empreendeu 17 campanhas na região da Síria Palestina todas muito bem sucedidas. Em resultado destas campanhas o Egito expandiu o seu domínio até ao rio Eufrates. O relato destas campanhas conhecido como os "Anais" de Tutmés III encontra-se registado nas paredes do santuário da barca em Karnak . 
A primeira campanha militar de Tutmés III partiu da região oriental do Delta, passou pela cidade de Gaza e até se chegar a Yehem (a sul do Monte Carmelo), onde se reuniu um conselho de guerra. Em Megido (a sudeste ), encontravam-se os inimigos do Egito, o príncipe de Kadesh e as suas forças aliadas. Três estradas ligavam Yehem a Megido, duas largas e uma estreita e difícil já que passava por um desfiladeiro. Os conselheiros do rei recomendam evitar a estrada estreita, dado que em caso de ataque o exército sofreria bastante. Tutmés III tem uma opinião contrária e ordena que se siga pela via mais estreita, que era a mais rápida. Megido seria cercada durante sete meses, até se render ao exército egípcio.

 2 Samuel 5:17 
17 Quando os filisteus ouviram que Davi fora ungido rei sobre Israel, subiram todos em busca dele. Ouvindo isto, Davi desceu ao lugar de difícil acesso . (tradução para português da versão inglesa de 1984 Whatch Tower Bible and Society of Pensylvania )

Enquanto a fortaleza perto de Megido estava sob a sete meses longo cerco, Tutmés III levou um contingente de homens para  Kadesh  (local  de Jerusalém), e como a Bíblia descreve, ele "tomou a fortaleza de Sião " 

2 Samuel 5-6,7
"6 Depois partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus, que habitavam naquela terra, os quais disseram a Davi: Não entrarás aqui; os cegos e es coxos te repelirão; querendo dizer: Davi de maneira alguma entrará aqui."    
"7 Todavia Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi."

Tutmés partiu depois em direcção a Tiro, tomando as cidades de Yanoam, Nuges e Herenkeru,  como  resultado da vitória em Megido, o Egito consegue um espólio de guerra que incluía bens como 894 carros de guerra (2 cobertos em ouro) e 2 mil cavalos.

2 Samuel 5-11
"11 Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e carpinteiros e pedreiros, que edificaram para Davi uma casa." 

No trigésimo terceiro ano do seu reinado Tutmés realiza uma campanha que atinge o próprio reino de Mitanni . O faraó ordena a construção de vários barcos em madeira de cedro, que são colocados em carroças puxadas por bois e que serviriam para atravessar o rio Eufrates ,o confronto não está descrito em pormenor nas fontes históricas, mas sabe-se que o seu resultado foi a fuga do rei de Mitanni e a tomada de soldados e de mulheres do seu harém.

2 Samuel 5-13
13 Davi tomou ainda para si concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas.

O nome de Jerusalém não aparece em nenhuma das listas de cidades conquistadas durante qualquer campanha militar na Ásia durante a 18ª dinastia , no entanto, foi sem dúvida, parte do império egípcio da época. A carta diplomática enviada para um faraó egípcio depois da 18ª dinastia  (das quais vamos aprender mais sobre em breve), foi abordada a partir de "mat Urusalim", isto é, "a terra de Jerusalém." Outra carta do governador de Jerusalém durante a 18ª dinastia  refere-se a Jerusalém como uma cidade "na qual o rei isto é , o Faraó definiu o seu nome" ( 1 Reis 11:36). De acordo com a história do terceiro Século a. C. escrita por Manetho (História do Egito, como citada por Josefo), Jerusalém estava sendo governada neste momento pelos hicsos, que haviam sido expulsos do Egito por Ahmose I. Não é de se surpreender que eles tenham prontamente se   a Tutmés III.

O nome  Jerusalém que significa literalmente "para estabelecer a paz ou a submissão" certamente simbolizava o papel que desempenhou em estabelecer e manter o controle egípcio sobre a Palestina durante a 18a dinastia. Ambos os nomes são encontrados no capítulo 11 de Neemias onde no hebraico lê -se  como "Yurushalayim ha Qudesh", que significa, "Jerusalém, a Cidade Santa".  A captura de Jerusalém /  Kadesh por Tutmés III também resolve a fonte anteriormente desconhecida de nome Sião. Zion é composto dos componentes ON (hebraico para a cidade sagrada de On / Heliópolis no Egito) e a palavra hebraica zi (que significa lugar árido). Traduzido literalmente, Zion adequadamente torna-se "Cidade Santa do deserto." 


A sacralidade atribuída a Jerusalém pelos egípcios inicialmente é derivada do transporte da Barca de Amon  um santuário sagrado carregado ( da mesma maneira como o israelita com a Arca da Aliança) para a cidade de Tutmés III. O santuário foi mantido normalmente dentro do Santo dos Santos do templo de Amon em Karnak, no entanto Tutmés III tinha levado com ele para a batalha.  E permaneceu com ele quando ele fixou residência em Jerusalém durante o cerco prolongado de Megiddo.

2 Samuel 6-1,2 
1 Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.    
2 Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins. 



Kadesh  foi a primeira de mais de cem cidades listadas como tendo sido conquistada por Tutmés III nesta campanha está registrado no templo de Amon em Karnak


Após a queda da cidade síria de Kadesh (na região bíblica de Zoba e Hamat) durante a sexta campanha militar  Tutmés III atravessou o rio Eufrates e ergueu uma segunda estela ao lado daquela de Tutmés I. Essencialmente Tutmés III (David) "re cobriu seu domínio sobre o rio Eufrates" 

2 Samuel 8: 3
3 Davi também derrotou a Hadadézer, filho de Reobe, rei de Zobá, quando este ia estabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates.

Fronteira  originalmente estabelecida pelo seu avô .Foi nessa época que Tutmés III (David) "estabeleceu guarnições na Síria ", como a Bíblia descreve .

2 Samuel 8:6
6 Então Davi pôs guarnições em Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos. E o Senhor lhe dava a vitória por onde quer que ia.


Colina onde ficava a cidade-fortaleza de Kadesh na Síria 

O escritor egipcio Ahmed Osman sugere que o David tribal, como com o rei Salomão, pode ter tinha sido conhecido por outro nome inicialmente. Osman cita a Enciclopédia Judaica, que afirma, "Elhanan era o nome de David original, que mais tarde foi alterado para David .

2 Samuel 21 - 19
19 Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o giteu, de cuja lança era a haste como órgão de tecelão

Conclusão :
O nome Davi (DVD) que em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"assim como Moisés e todos os nomes na bíblia são simbólicos e foram construídos utilizando a gematria , que atribui letras a números e assim pode ter vários significados ocultos . A cabala judaica utiliza a gematria e a criptografia  para revelar os segredos ocultos da Torá e o próprio nome 
Kabbalah que significa " receber " tem sua origem no Egito , e vêm de da palavra merkabah .

A palavra Mer-Ka-Ba é composta de 3 palavras menores: Mer, Ka, Ba. Estas palavras são provenientes do Egito antigo. Existem diversas pronúncias de Mer-Ka-Ba como Mer-Ka-Bah, Mer-Ka-Va e Mer-Ka-Vah.

"Mer" - refere-se a um tipo específico de luz que era compreendido no Egito durante a 18 º dinastia, quando as religiões estavam sendo re-orientadas a adoração de um só Deus da criação. "Mer" era visto como dois campos contra-rotatórios de luz girando no mesmo espaço.
"Ka" - refere-se ao espírito individual de uma pessoa.
"Ba" - refere- se a interpretação do espírito de uma realidade particular. Na realidade humana, "Ba" define-se geralmente como o corpo ou realidade física. Em outras realidades onde os espíritos não possuem corpos, 
"Ba" refere-se a seus conceitos ou à sua interpretação da realidade no reino onde eles existem.

A Merkaba é encontrada nos relatos de Ezequiel e na estrela de Davi , está ligada as 10 emanações divinas (sefirots) que estão ligadas geometria sagrada da flor da vida , a estrutura do vácuo. 




fontes :
http://www.domainofman.com/ankhemmaat/david.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Ahmose_I
https://en.wikipedia.org/wiki/Amenhotep_I
https://www.epochtimes.com.br/templo-de-hatshepsut-mae-adotiva-de-moises/#.VmzwRdKrTIU
http://www.descobriregipto.com/category/templos-do-egito/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tutm%C3%A9s_III
http://www.discover-syria.com/news/13062
http://www.flordavida.com.br/HTML/merkaba.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Merkabah

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