quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Amenhotep III e o rei Salomão



    Amenhotep III
Trinta e dois anos após a morte do rei guerreiro, Tutmés III 
( Davi) , seu bisneto, Amenhotep III, sentou no trono o Egito . O seu longo reinado de cerca de quarenta anos correspondeu a uma era de paz, prosperidade e de esplendor artístico no Antigo Egito. Era filho do rei Tutmés IV e de uma esposa secundária, Mutemuia. Ascendeu ao trono quando ainda era uma criança, talvez aos dez ou doze anos.
 O seu reinado ficou marcado pela paz, graças às campanhas militares que tinham sido realizadas pelos seus antecessores, e que tinham feito do Egito uma potência respeitada. 

Datas aproximadas  dos Reinado dos Reis 

Tutmosis III (David) 54 anos , 1490-1436 aC
Amenhotep II 23 anos ,  1436-1413 aC
Tutomosis IV 8 anos , 1413-1405 aC
Amenhotep III  38 anos , 1405-1367 aC

Amenhotep III  se tornou conhecido como "rei dos reis, rei dos governantes ..."Os detalhes de sua vida e realizações coincidem com o bíblico Salomão. O nome Salomão significa "segurança" ou "paz" assim como o reinado de Amenhotep , que recorreu mais à diplomacia do que à força, como mostra a troca de correspondência entre o faraó e os soberanos de Ammia (Síria), Babilônia e Arzawa (Anatólia). Fez parte das alianças com estes impérios o casamento com princesas que se tornaram suas esposas secundárias. 


De Salomão é dito na bíblia :

Herdou um vasto império conquistado por seu pai David, que se estendia do rio Nilo, no Egito até o rio Eufrates, na Mesopotâmia (1 Reis 04:21; Gen. 15:18; Dt. 1: 7,11: 24; Josué 1: 4; 2 Sam. 8: 3; 1 Crônicas 18: 3)..
Grande riqueza acumulada e sabedoria (1 Reis 10:23).
Administrado seu reino através de um sistema de 12 distritos (1 Reis 4: 7).
Possuiu um grande harém, que incluiu "a filha de Faraó" (1 Reis 3: 1; 1 Reis 11: 1,3; 1 Reis 9:16).
Honrado outros deuses em sua velhice (1 Reis 11: 1-2,4-5).
Dedicado seu reinado para grandes projetos de construção (1 Reis 9: 15,17-19), 
incluindo:

O templo (1 Reis 6).
O Palácio Real (1 Reis 7: 2-12).
os muros de Jerusalém,
Milo (um preenchimento de barro feitos para ampliar Jerusalém) (1 Reis 11:27)
as cidades reais de Megiddo, Hazor e Gezer , as cidades-armazéns, as cidades dos cavaleiros e as cidades para os seus carros durante todo o seu império. 

Também é dito que o "peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro"(equivalente a cerca de 10 toneladas ) de tributos, além das outras fontes que não eram o próprio povo que "todas as taças de que se servia o rei Salomão eram de ouro, ou seja, a riqueza em ouro do rei era tamanha que não precisava demonstrar sua riqueza em prata  "Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras e cedros (madeira nobre) em abundância como os sicômoros (espécie de árvore comum na região que "o rei tinha no mar uma frota de Társis, com as naus de Hirão que de três em três anos, voltava a frota de Társis, trazendo ouro, prata, marfim, bugios e pavões. Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração. Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas, assim, ano após ano." Pra onde foi tudo isso ? 

Tendo sido um grande rei como é dito na bíblia seria de esperar que numerosos documentos e inscrições em edifícios ou monumentos públicos tivessem sido deixados em sua homenagem e também de seus descendentes . No entanto, não há nenhum artigo de qualquer tipo que leva seu nome e no antigo Testamento e o Talmude é dito que Salomão não era o nome original do rei. Em  II Samuel 12:25, no momento de seu nascimento, o profeta Natã deu a Salomão o nome do Jedidias , que significa "por causa do Senhor" ou "pela palavra do Senhor .
As  evidências todas  apontam  para Amenhotep III como sendo a figura histórica, identificado no Antigo Testamento como Salomão .
trono de Tutankamon

A coroação do rei 

A idéia de realeza foi introduzida entre  os hebreus com David. No caso deles, como na tradição egípcia, o rei é considerado como o filho da divindade. Jeová diz ao rei Davi em Salmos 2:7, "Tu és meu filho, hoje te gerei". Ele também diz de Salomão, "eu serei seu pai, e ele será meu filho" (II Samuel, 7:14) O Senhor israelita agora também se refere a seu filho real como "o ungido". Salmos, 2:2, 18:50, 20:6 , o conceito " filho da divindade "  é puramente egípcio  a palavra hebraica 'MeSHeH', que significa "o ungido", é emprestado a partir da palavra egípcia "Meseh " . Depois que Salomão foi ungido, Davi disse que Salomão deveria vir e 'sentar no meu trono "( I Reis, 1:35). 
O estudioso bíblico alemão Otto Eissfeldt  disse o seguinte : "É comparativamente fácil visualizar o trono de ouro e marfim com seus seis passos que estavam na sala de audiência, como é descrito Em I Reis, (11:11-20) . O uso pródigo de ouro pode ser comparado sem hesitação com a cadeira maravilhosamente preservada de  Tutankhamon que  era neto de Amenhotep III . 
A semelhança entre a imagem descrita na bíblica do Trono de Salomão e do trono real de Tutankhamon, não pode ser coincidência 

 A descrição do trono


detalhe do alto do trono 
Fez mais o rei um grande trono de marfim, e o revestiu de ouro puríssimo.
Tinha este trono seis degraus, e era o "alto do trono por detrás redondo ", e de ambos os lados tinha encostos até ao assento; e dois leões, em pé, juntos aos encostos.
Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus de ambos os lados; nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum dos reinos 1 Reis 10:18-20

E as coincidências não param por ai ....

Sobre as esposas


Amenhotep III
Ele se casou com sua jovem irmã Sitamun , a fim de herdar o trono, uma vez que a linha de descendência real era através da filha mais velha.

Salomão
De acordo com a Bíblia, Salomão "se aparentou com o Faraó rei do Egito, e tomou a filha do Faraó, e a trouxe para a cidade de Davi "( I Reis, 3:1) 

A referência à filha do Faraó como sendo a primeira e principal esposa de Salomão indica que, como no caso de Amenhotep III, ela era a mulher da sua própria nacionalidade . Se Salomão foi o rei de Israel, ele deve ter tido uma mulher israelita para suportar seu sucessor, uma vez que, de acordo com a tradição israelita, a linha de sucessão vem da mãe . Ele se casou somente com mulheres estrangeiras começando com a filha deste faraó , e dele é dito ter " ido para cima, e capturado Gezer, e a queimado, matando os Cananeus que habitavam na cidade, e lhe deu um presente dote a sua filha, mulher de Salomão "(I Reis, 9:16) . 
E de acordo com registros egípcios, o pai de Amenhotep ,  Tutmés IV e o avô Amenhotep II deportaram  mais de 80.000 cananeus habitantes de Gezer e foi durante o reinado de Amenhotep III que Gezer e outras grandes cidades da Palestina foram reforçadas como tropas egípcias reais, e dotado de templos e palácios . 

Era o costume e obrigatório  para Amenhotep III  se casar com "a filha de Faraó", a fim de assegurar o trono. Isto é precisamente o que foi feito quando ele era casado com Sitamun, filha de seu pai, o faraó Tutmés IV.  

De Salomão é dito que  tinha setecentas esposas e três centenas de concubinas (I Reis, 11:3). Eram todas estrangeiras: "Mas o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, juntamente com o filha do Faraó, mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias "(I Reis, 11:1) e de Amenhotep III que depois de se casar com Sitamun para herdar o trono, se casou com Tiye, a filha de Yuya um mitanni (reino védico)  também  se casou com duas mulheres de Mitanni, duas da Babilônia bem como uma princesa de Arzawa no sudoeste da Ásia Menor .Curioso é que a Bíblia enfatiza a noiva egípcia de Salomão, mas não menciona que Salomão tinha quaisquer esposa hebreia .

A sabedoria do Rei 

Salomão é descrito na Bíblia como sendo muito sábio (I Reis, 10:23). As razões dadas para a sua sabedoria são muito  semelhantes  a  Amenhotep III. Vamos falar e duas delas , por exemplo os  livros , Provérbios os Eclesiastes e de Sabedoria, e dos Salmos ,de onde é que toda esta literatura de sabedoria veio? É difícil acreditar que um rei era o compositor de todos eles John Bright foi um britânico radical e liberal estadista, um dos maiores oradores da sua geração disse o seguinte  : "que as peças dos Provérbios... baseiam-se nas máximas egípcias de Amenemope (Amenófis III) ...  " .

salomão e o trono 
Amenhotep também se dedicou a redescobrir a sabedoria, mistérios e tradições de dinastias egípcias anteriores. A forte relação foi estabelecida entre os "Provérbios de Salomão" na Bíblia e "Máximas de Amenhotep III" encontrado no Egito.
Estas Instruções também chamados de Sabedoria de Amenhotep é uma obra literária composta no Egito Antigo,provavelmente durante o Período Ramassida (cerca de 1300-1075 aC),  contém trinta capítulos de conselhos para uma vida de sucesso, aparentemente escritos por um escriba ,  é amplamente considerada como uma das obras-primas da literatura de sabedoria do Oriente Antigo, e tem sido de particular interesse para os estudiosos modernos por causa de sua relação com o livro bíblico . 

Comparando os textos


Uma série de passagens na Instrução de  Amenhotep foram comparados com o livro de Provérbios, incluindo estas passagens :

(Provérbios 22:17-18 ) : " Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração à minha doutrina , porque é agradável , se tu mantê-los em teu ventre , para que possam ser estabelecidas em conjunto sobre a tua lábios "

(Instruções de  Amenhotep , cap 1) : "Dá o teu ouvido e ouve o que eu digo, e aplica o teu coração para apreender. É bom para ti para colocá-los no teu coração , deixe-os descansar no cofre do teu ventre, para que eles possam atuar como um pino sobre a tua língua "

(Provérbios 22:22): "Não roubes ao pobre , porque é pobre , nem oprima (ou subjulgue) o humilde no portão. "

(Instruções de  Amenhotep, cap. 2 . ) : "Acautela-te de roubar os pobres, e oprimir os aflitos ".
(Provérbios 23:10 ): "Não removas os marcos das viúvas , e não entres no campo dos órfãos"

( Instruções de  Amenhotep , cap 6. ): "Não retire o marco dos limites do campo, e não viole o limite das viúvas " .....

mais instruções no link .... https://en.wikipedia.org/wiki/Instruction_of_Amenemope

A outra razão para Salomão ser considerado sábio é uma narrativa sobre sua resolução de um litígio entre duas mães, sobre a paternidade uma criança, como mencionado em I Reis, 3:16-28. A história diz que duas mulheres, que viviam na mesma casa, deram à luz meninos. Um bebê morreu e as duas mulheres afirmaram que acriança sobrevivente era delas próprias. Elas foram diante do rei com sua disputa. Salomão, então, ordenou que a criança fosse cortada ao meio com uma espada, de modo a dar uma meia parte para cada mulher. A mãe real, naturalmente, tentou salvar a vida do filho, deixando a outra mulher ter o menino. É assim que Salomão identificou a mãe real . 
Essa cena é improvável pois um rei ou faraó jamais se envolveria pessoalmente em um litígio entre duas mulheres que estão descritas na Bíblia como "prostitutas" , ele tinha juízes profissionais e funcionários para tratar desses assuntos junto com seus súditos e pessoas comuns do povo , a menos que tivesse um interesse pessoal . As mulheres envolvidas eram a sua esposa, a rainha Tiy, a mãe de Moisés (Akhenaton), e a ama de Moisés, que já era ama de Nefertiti, sua irmã, ambas mulheres estavam vivendo no palácio real, naquela época , o menino que morreu era o primogênito de  Amenhotep , o príncipe Tutmés filho de uma esposa secundária  , que suspeitasse ter sido assassinado pelos sacerdotes de Amom .

O sistema de administração e tributação de Amenhotep com seus 12 distritos é idêntico ao de Salomão, conforme descrito na Bíblia (1 Reis 4: 2-7,27; 05:13; 09:23).

O sistema administrativo atribuído a Salomão não pertence ao da  Palestina Israel, mas ao período do Império egípcio essa estrutura de governo já existia mais de 5.000 anos atrás. Durante o período de império, e, em particular durante o tempo de Tutmosis III, o sistema político foi reorganizado para atender a necessidades da época, e mais tarde foi desenvolvido por Amenhotep III. O império foi organizado em doze seções administrativas, um arranjo que o narrador bíblico tomou emprestado para a sua conta da História de Salomão .

Construções e templos 


De Salomão é dito que sua maior satisfação foi o desafio de concluir grandes projetos (Eclesiastes 2: 4-11) O mesmo foi dito de Amenhotep III . Um texto egípcio real do período se  lê, "O coração de Sua Majestade estava satisfeito com fazer muito grandes monumentos, como a de que nunca tinha existido desde que a idade primitiva das duas terras."


A rede de guarnição egípcia da 18ª dinastia também incluía Jerusalém e se há construções  por Amenhotep III em Gezer, Hazor, Megido e outras cidades um magnífico templo sem dúvida, também foi construído por lá . A estrutura adjacente ao Monte do Templo de Jerusalém, conhecido tradicionalmente como " estábulos de Salomão, "é consistente com a arquitetura das cidades de guarnição de Amenhotep.  Arqueologia também confirmou que carros foram mantidos nessas cidades durante o seu reinado em grupos de entre 30-150 cada um. 


As operações de mineração  em Timna no deserto Negev, conhecida como "minas de Salomão", "são mais antigas do que Salomão por alguns trezentos anos e se encaixam  mais uma vez com o tempo de Amenhotep III. Cobre de Timna, ouro do Sudão,  outros metais preciosos, jóias e pedra de alta qualidade foram utilizados em grande abundância nos templos  de Amenhotep, assim como eles estavam em nos de Salomão.





Vale de Timna  

A estela do templo mortuário de Amenhotep se gaba de que o templo foi ". embelezada com ouro por toda parte, seu piso brilhando com a prata ... com estátuas reais de granito, quartzito e pedras preciosas" . A lista de materiais utilizados em outro templo construído por Amenhotep também é "impressionante: 3,25 toneladas de electrum [uma liga de prata e ouro], 2,5 toneladas de ouro, 944 toneladas de cobre ...  e além dos projetos já mencionados , Amenhotep também construiu um  novo complexo no  palácio em Tebas , a  nova residência real tinha incluídos todos os elementos contidos no complexo do palácio de Salomão, que são descritos na Bíblia (1 Reis 7: 2-12)

  1. uma casa feita quase inteiramente de cedros do Líbano (construído para o festival do jubileu de Amenhotep); 
  2. uma colunata (salão das colunas) liderada por um pórtico (varanda) e rodeado por um pátio revestido de coluna;
  3. uma sala do trono construído com muitas colunas de madeira e cujo chão era uma cena do lago pintado (idêntico ao que cruzou na maravilha pela rainha de Sabá, quando ela se aproximou do trono de Salomão, conforme descrito no Corão);
  4. um palácio construído para Sitamun separada ", a filha de Faraó;" 
  5. um palácio real (que consiste em sua própria residência, a residência de sua Grande Esposa, Tiye, e uma residência para o harém real)


representação o templo de Salomão 

Conta a bíblia que Salomão construiu um templo no Monte Moriah, ao norte de Jerusalém. O sitio é agora ocupado pelo Domo da Rocha  e, portanto, nenhuma escavação pode ser

conduzida para pesquisar este templo , existem entre tanto semelhanças notáveis entre esse templo e o  desaparecido templo comemorativo de Amenhotep III, no oeste de  Tebas . 


representação do templo de Amenhotep II



o Colosso e Memnon a oeste
Duas estatuas colossais do rei sentado estavam na frente do templo, e ainda existem no oeste Tebas. Eles são comparáveis aos dois pilares do templo de Salomão na bíblia. As duas estátuas egípcias têm nomes, exatamente como os pilares mencionado na bíblia.






A conclusão inevitavél disso tudo é que os principais personagens da bíblia no velho testamento se encontram codificados na 18ª dinastia egípcia , seus nomes são simbólicos e suas histórias nos contam as histórias dos faraós egípcios .









fontes :
http://docslide.com.br/documents/amenhotep-iii.html
http://histriadasreligies.blogspot.com.br/2013/11/as-instrucoes-de-amenemope-e-o-livro-de.html
http://www.domainofman.com/ankhemmaat/solomon.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/XVIII_dinastia_eg%C3%ADpcia
http://lounge.obviousmag.org/arquitetura_do_sagrado/2014/07/templo-de-salomao.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Instruction_of_Amenemope
https://pt.wikipedia.org/wiki/Colossos_de_M%C3%AAmnon


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